A manteiga clarificada consiste na remoção, pelo emprego de calor controlado (aquecendo a manteiga), de parte da água e componentes sólidos do leite e lactose, resultando em uma gordura pura e livre de toxinas. Já a ghee, inclui o processo de fervura da manteiga juntamente com os sólidos de leite por um tempo prolongado, de modo que eles se caramelizam dando a cor, o aroma e o sabor acastanhado característicos da ghee.

Qual a diferença entre a Ghee e a manteiga clarificada? 

A diferença entre a manteiga clarificada e a ghee não se resume apenas em uma diferença de técnica de preparo, mas são diferentes também em sabor, cor e cheiro, já que a ghee possui sabor mais forte, que se semelha ao de amêndoas,  cor mais escura e aroma de castanhas. Principalmente pelo sabor, a Ghee deve ser empregada na culinária coma certeza de que seu sabor influenciará no resultado final do prato, enquanto a manteiga clarificada pode ser aplicada em quase qualquer receita.

Por passarem pelo processo de clarificação, as manteigas clarificadas tratam-se do óleo purificado da manteiga, onde a água, toxinas e elementos sólidos, assim como a lactose do leite são removidos. Por este motivo essas manteigas podem ser consumidas também por pessoas com restrição ao consumo de lactose.

Desde que preparadas adequadamente, as manteigas clarificadas não contém sal, não contém lactose, não necessitam de refrigeração e possuem maior resistência ao calor, ou seja, podem ser submetidas à temperaturas mais altas e não queimam facilmente.

Suas Aplicações:

A manteiga clarificada é aplicada na gastronomia clássica para o preparo de molhos base como o Hollandais, Béarnaise e Mousseline, mas por possuir aroma e sabor mais neutro e delicado pode ser empregada em quase qualquer receita que leve manteiga em sua preparação.

Diferente da manteiga clarificada clássica, as manteigas ghee devem ser empregadas levando em consideração seus sabores e aromas característicos, já que estes irão influenciar diretamente no resultado final do seu prato.

Nossas opções:

Para os apaixonados por sabor, temos disponíveis no e-commerce além na manteiga clarificada natural, as saborizadas de ervas finas, alecrim e sálvia.